Notebook Bitway H12Y e o Ubuntu Linux

Depois de muita luta para conseguir fazer esse notebook funcionar no Ubuntu, eis que surge uma luz no fim do túnel. No momento do boot basta adicionar um parâmetro na linha de boot e voì-lá! A resposta foi obtida aqui.

O processo é bem simples… Na hora de dar boot pelo CD ou pendrive USB pressione F6 (no caso da versão 10.04 Lucid Lynx é preciso apertar qualquer tecla primeiro e escolher o idioma) e em seguida aparecerá um pequeno menu com opções extras (la tem noacpid, etc), pressione ESC para fechar esse menu e ir diretamente à linha onde estão os parâmetros de boot, após quiet splash e antes dos 2 hifens (–) coloque reserve=0xffb00000,0x100000 e aperte ENTER para proceder com o boot.

Ok, agora para tornar essa alteração permanente após o sistema ter sido instalado é preciso editar o grub2. No grub antigo era mais fácil, bastando editar o /boot/grub/menu.lst. Já no caso do grub2 que vem com o ubuntu desde a versão 9.10 Karmic Koala a edição ocorrerá no arquivo /etc/default/grub, mais especificamente onde tem GRUB_CMDLINE_LINUX=”” é preciso editar para que fique assim: GRUB_CMDLINE_LINUX=”reserve=0xffb00000,0x100000″. Depois basta atualizar o grub com o comando sudo update-grub.

Divirtam-se😀

P.S.: Entrarei em contato com o fabricante em breve a respeito deste pequeno probleminha.

Até a próxima😀

11 thoughts on “Notebook Bitway H12Y e o Ubuntu Linux

  1. preciso baixar o driver de rede do meu notebook h12y.porque ele veio com o windows vista e eu mundei pra o xp,só q quando tento baixar ele pede pra contatar o sac da empresa.

  2. Sei que esse post é velho, mas me ajudou a instalar o Ubuntu 10.10 no Bitway H12y, e tomara que vc possa me responder rapidamente hehe😉 O problema é que ao final da instalação, após reiniciar, o Ubuntu não inicia pq não consegui fazer a alteração no grub. Já tentei apertar “e” ou “c” na tela de inicialização mas não consegui fazer funcionar.
    Vc saberia me ajudar nesse caso? Vou precisar reinstalar o Ubuntu pra alterar o grub antes de reiniciar?

    • Não será necessário reinstalar o sistema visto que o mesmo já está instalado no computador. O que você vai precisar fazer agora é fazer o mesmo no grub que foi instalado. Há duas maneiras de se resolver esse probleminha:
      A primeira é passar o parâmetro pro grub no momento da inicialização e após iniciado o sistema editar o arquivo /etc/default/grub pra alterar o que era GRUB_CMDLINE_LINUX="" deixando assim GRUB_CMDLINE_LINUX="reserve=0xffb00000,100000" depois disto basta salvar o arquivo e executar: sudo update-grub
      A segunda é um pouco mais complicada. Você tem que iniciar o sistema com o liveCD ou liveUSB da mesma maneira que você o iniciou pra instalar, depois tem que descobrir qual é a partição que você usou pra instalar o sistema (lembrando que o ponto de montagem da partição em que se encontra o ubuntu instalado é /). Depois de descobrir qual é a partição você vai montar ela, dar um chroot nela, editar o arquivo /etc/default/grub pra alterar o que era GRUB_CMDLINE_LINUX="" deixando assim GRUB_CMDLINE_LINUX="reserve=0xffb00000,100000" depois disto basta salvar o arquivo e executar: sudo update-grub e reiniciar a máquina sem o liveCD ou liveUSB.
      Após atualizações lembre-se que você deve manter o seu arquivo /etc/default/grub na hora das atualizações de kernel. Boa sorte. Qualquer dúvida pode perguntar.

    • Outra coisa… Recentemente saiu uma versão mais nova do Ubuntu, a versão 11.04 codenome Natty Narwhal. Como não possuo mais o notebook bitway não sei se esta já funcionaria sem precisar fazer esses procedimentos todos.

  3. Muito obrigado!😉

    Ah, a versão que estou usando é a Ubuntu 10.10 (não sei o codenome), e o problema é o mesmo, e esse tutorial serviu perfeitamente.

    Novamente obrigado, continue com o ótimo trabalho nesse blog!

    Sucesso!

  4. Oi. Estou com um problema…
    quando tento acessar o /etc/default/grub pelo terminal do ubuntu pra mudar os dados permanentemente, aparece a seguinte mensagem: permissão negada e só.
    Qual será o problema ?

    • Bom, pra fazer isso você precisa de permissões de superusuário. Utilize o sudo antes do comando ou então use sudo -s, digite a senha e vc já estará como superusuário (root) pra fazer mais de um comando.

  5. Olá , Meu problema é totalmente diferente de todos ai, eu tenho um note Kennex 2gb, 1,73ghz, placa ATI hd 2300 alta performance, o que acontece é que odeio o windows 7 e mesmo assim sou obrigado a usar ja que o ubuntu des da versão 10.04 nao da pra instalar.
    Ele faz a instalação normalmente se eu marcar aquelas opções no f6 .
    Após chegar ao fim da instalção ele pede para reiniciar para começar a usar o sistemas e ai começa o problema.
    Inicia com uma tela preta e um cursor no canto superior esquerdo piscando e nao sai disso. nada que se aperte no teclado aceita.
    Estou a quase um ano correndo atraz disso e nada..ja tentei o 11.04 e essa semana o 11.10 mais só em sonho ..nao vai mesmo.
    Me ajudemmm nao quero usar o windows..
    Ja instalei em maquina virtual e da tudo certo.. ja rodei tambem direto pelo cd e tambem deu certinho… mas quanto a instalação da tudo errado.. por favor me ajudemmmmmmmmm até +++++.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s